Mistérios
Sinopse
Mistérios é um caleidoscópio íntimo de pessoas e histórias em permanente circulação entre o Pico, São Jorge e Faial, as 3 ilhas que formam o “triângulo” dos Açores, um microcosmos geográfico e humano no centro das rotas atlânticas, singular e vulnerável, entre a tradição e a modernidade, entre o isolamento extremo e a enorme abertura ao mundo.
Ao longo de 5 anos acompanhamos o intenso quotidiano das 3 ilhas, os trabalhos da terra e do mar, as grandes festas ritualísticas e promessas colectivas que demonstram a força e a devoção das comunidades insulares, muito marcadas pelas poderosas manifestações da misteriosa natureza onde se inserem.
Acompanhamos o tráfego diário dos barcos que tornam as 3 ilhas cada vez mais próximas, o comércio, a produção local e os desafios da vida moderna, com a chegada de novos habitantes, turistas e cientistas, navios, veleiros, projetos e investimentos
Nestas dinâmicas e contextos colectivos, alguns personagens se destacam, entre marinheiros intrépidos e pescadores solitários, vulcanólogos e biólogos marinhos, velejadores, pessoas que trabalham a terra em paisagens dramáticas, produtores de vinho vulcânico, agricultores que lutam e persistem em condições adversas, activistas ambientais e jovens empreendedores.
A natureza, implacável e intempestiva, regula o ritmo e a intensidade da existência humana.
NOTA DO REALIZADOR
Sou neto de açorianos, e passei muitas férias de infância nas ilhas dos Açores. Em 2007, fiz o meu primeiro filme "Balaou", na ilha de São Miguel, em memória da minha mãe. Depois fui para a mais pequena ilha do arquipélago, o Corvo, onde filmei "IT’S THE EARTH NOT THE MOON" (2011).
Neste terceiro filme açoriano queria trabalhar numa escala mais alargada. Os Açores são o grupo de ilhas mais isolado do Atlântico Norte e a sua unidade é relativa, sendo 9 ilhas que se estendem por 2300 km2. Mas no centro existe o chamado Triângulo Açoriano, entre as ilhas do Faial, Pico e São Jorge, com cerca de 40.000 habitantes no total. Apenas estas 3 ilhas estão ligadas diariamente por transporte marítimo, assim os seus habitantes vivam como num único território, um arquipélago dentro do arquipélago, onde se constrói este filme
Em 2017 deixei Lisboa e mudei-me para uma casa numa das extremidades deste Triângulo, junto ao mais jovem vulcão submarino do mundo, o Vulcão dos Capelinhos.. A condição de habitante, era um dos pressupostos para conquistar a confiança da comunidade e obter acesso privilegiado aos locais, às pessoas e às suas histórias.
MISTÉRIOS é um filme que está em pesquisa desde 2017 e iniciou a rodagem em Abril de 2019. Desde esse momento que está em rodagem continua, terminando-a em Maio de 2023.
Exibições e Festivais
2025