Insulares Filmes é uma produtora cinematográfica que produz e apoia a produção projetos rodados no arquipélago dos Açores que demonstram uma forte personalidade artística e um vínculo ou uma sensibilidade ao território insular e a sua identidade cultural. Pretendemos apoiar o trabalho cinematográfico de autores insulares, continentais e estrangeiros nas diferentes fases de produção do projeto do seu desenvolvimento, a escrita até a sua concretização disponibilizando o nosso conhecimento do lugar e estabelecendo parcerias e apoios locais para concretizar um número limitado de projetos por ano para poder privilegiar a integração de cada um no território e na comunidade que os acolha.
Insulares Filmes foi selecionada no programa internacional EURODOC 2022 (International Laboratorio for Creative Documentary Production) e pretendemos desenvolver co-produções e networking de cinema documental nas ilhas do Atlântico Norte. Neste momento estamos a produzir duas longas metragens documentais para o cinema apoiadas pelo ICA - Instituto do Cinema e Audiovisual Português e pelo Governo dos Açores rodadas nas ilhas Graciosa, Faial, Pico e São Jorge. Temos vindo a colaborar com profissionais das artes visuais vindos de Portugal, Espanha, França e Dinamarca.
Insulares Filmes serve como estrutura de produção ao trabalho cinematográfico dos seus fundadores, o realizador de filmes documentários Gonçalo Tocha e a produtora Sophie Barbara.
Ao longo dos últimos 13 anos, juntam-se regularmente profissionais das artes visuais como co-produtores, produtores associados, sonoplastas, técnicos de pós-produção, operadores de câmera, técnicos de som e assistentes de produção.
> Produção;
> Co-Produção;
> Produção Executiva;
> Apoio à produção;
> Apoio logístico;
> Contratação de técnicos especializados;
> Aluguer de equipamento;
> Realização ;
> Edição ;