Inspirado pela história da casa enquanto residência da missão cientifica durante a erupção do Vulcão dos Capelinhos, AVISTAVULCÃO criou na Casa da Missão um espaço de residências artísticas de vanguarda para a ilha, para o arquipélago dos Açores, virado para o mundo.
Da mesma forma que em 1957 aqui se acolheu cientistas de todo o mundo para experiênciar um acontecimento extraordinário - uma erupção submarina - documentando-o para a posteridade, queremos que esta casa volte a acolher pessoas em trabalho, agora artistas, que possam pensar e criar em torno desta paisagem peculiar de terra nova que nos relembra o início da formação das ilhas atlânticas.
AVISTAVULCÃO propõe-se a receber artistas nacionais e internacionais em trabalho na Casa da Missão, situada no Canto, na freguesia do Capelo, num programa anual de residências artísticas que pretende tornar o espaço envolvente do Vulcão dos Capelinhos um lugar de criação internacional de vanguarda.
AVISTAVULCÃO foi inaugurado em Setembro de 2021 e funcionou no ano de 2022 como espaço cultural junto da comunidade (encontros, video-instalações, festas, lançamento de livros)
O projeto de residências artísticas da AVISTAVULCÃO tem o seu início em 2023 com uma programação anual de residências artísticas dividida em duas temporadas.
A casa disponível para as residências artísticas é a Atafona junto da casa principal. Uma típica casa de pedra usada antigamente para guardar os cereais (no primeiro andar) e os animais (na loja). Esta casa é um belo exemplar das casas rurais do Capelo, de pedra à vista, sem reboque de cimento.
Em 2018 a casa foi totalmente renovada no seu interior para se tornar um alojamento mantendo o open space no primeiro piso com uma cozinha junto à sala com lareira, casa de banho e criando dois quartos de dormir numa estrutura suspensa no tecto. Ainda tem um acesso directo ao piso inferior onde foi criado um pequeno estúdio para trabalho de artes visuais com sala de projeção . Da janela avista-se o vulcão dos Capelinhos e o Porto do Comprido.
A casa situa-se a 1,5 km do Vulcão dos Capelinhos e a 2km do Porto do Comprido, uma das mais emblemáticas zonas de banhos e mergulhos da ilha.
Ainda podem usufruir do espaço envolvente e da sua tranquilidade, inserido na paisagem protegida do vulcão dos Capelinhos, composto por jardim, churrasco, uma horta, um pomar e animais da quinta.
AVISTAVULCÃO recebe propostas artísticas de todas as áreas disciplinares tendo como tema geral a relação entre as artes, a comunidade e a natureza envolvente.
Os artistas serão escolhidos com base nos critérios de vanguarda, qualidade e integração no território.
As residências focam-se nos processos artísticos, incluindo momentos de desenvolvimento de públicos e sensibilização das comunidades para as artes e cultura. Devem incentivar a participação direta do público nos processos artísticos, seja através de conversas, oficinas, visitas escolares ou outros formatos propostos pelos artistas, e terminar sempre com apresentações públicas dos resultados.
AVISTAVULCÃO propõe aos artistas residentes estadias a custos reduzidos incluíndo todas as despesas de estadia (custos de alimentação a cargo do artista) e um apoio local na produção dos seus projetos.
AVISTAVULCÃO oferece aos artistas em residências um apoio local no acompanhamento dos seus projetos, qualquer que seja o estado de desenvolvimento, na descoberta do território, na integração na comunidade local, no contacto com a população e estabelecendo parcerias e colaborações com instituições públicas e privadas nas três ilhas do Triângulo Açoriano Faial, Pico, São Jorge.
Para envio de propostas e mais informações:
Sophie BARBARA
avistavulcao@gmail.com
+351 913407471