Projeto "Looking For Moby Dick", residência de pesquisa para uma adaptação teatral do romance Moby Dick de Herman Melville, baseada em recolha de testemunhos e histórias dos últimos baleeiros do arquipélago dos Açores. Um projecto de obra teatral que deverá estrear na Primavera de 2024, em Genebra, para seguir depois circulação internacional. A residência consistirá numa recolha sonora e visual de testemunhos de antigos baleeiros, de objetos cenográficos e objectos técnicos relacionados com a atividade baleeira. Recolha que será integrada no processo criativo do espectáculo final.
ACTIVIDADE PÚBLICA:
Os artistas propõem-se ainda de integrar a comunidade do Faial e do Pico no processo criativo dinamizando uma atividade durante a residência. A ideia proposta pelos artistas suíços é de formar um coro de leitura teatral, um no Faial e outro no Pico, com leitura em português e francês duma parte da obra de Moby Dick - capítulo XLII A brancura da baleia. Esse trabalho de criação colectiva junto da comunidade teve como resultado final duas atuações públicas no Faial e no Pico na última semana de residência, frente para o mar, na ponta dos Capelinhos e nas Lajes do Pico. Prestação pública que foi registrada como material sonográfico e que integra o trabalho de pesquisa e de escrita da obra teatral que estreia em 2024.
Com apoio da Junta de freguêsia do Capelo
Com o apoio do Museu dos Baleeiros
Rachel Gordy (Genebra, Suiça). Atriz em teatro e cinema.
Formou-se na ESAD (Ecole supérieure d'art dramatique) de Genève (Suisse).
Actuações no teatro: "Un ennemi du peuple" 2021, "Tout le plaisir est pour moi" 2021, "Les Misérables" 2021, "Madame De" 2020, "Louis(e)" 2020, "Le Prix du Rêve" 2019
Actuações no Cinema: "Mon Frère se Marie" 2005, "Paul s'en va" 2003, "Les petites couleurs" 2001
Actuações na televisão: "52 minutes" 2021, "Quartier des Banques" 2017, "Zodiaque 2" 2005
Eric Devanthéry (Genebra, Suiça) é um realizador, dramaturgo e tradutor.
Fundador da companhia Utopia.
Director do Théâtre Pitoëff de 2015- 2018.
Formado na ESAD e na Universidade de Genebra
(francês moderno, filosofia, inglês).
Foi co-fundador (2016) do TAMCO, Théâtre d'art moderne & contemporain Arte
Deu cursos de teatro na Universidade de Genebra (2005-2008) e dirigiu dois mestrados
Deu aulas para directores em Osaka e Tóquio.