3.
2023
Residência Artística - Artes Plásticas
António Regis da Silva (Portugal)
Criação de exposição de Litografía

A partir de uma pesquisa de terreno, o artista pretende  trabalhar a pedra basalto para desenvolver um trabalho de litografia e de criação de pigmentos naturais. Em litografia, a utilização de rochas vulcânicas é extremamente incomum e por isso a residência no Faial irá funcionar como um laboratório de experimentação onde serão testadas e aprofundadas técnicas de impressão litográfica in-situ utilizando rochas como o basalto. Para além do questionamento dos próprios materiais (rochas/pigmentos/papel) e técnicas (litografia/prática artística in situ), o artista propõe-se explorar temáticas ligadas ao lugar de onde são originárias as rochas, fazendo das obras uma janela para a compreensão do próprio lugar nas suas componentes natural e humana. Este processo de investigação e criação irá culminar numa exposição que será apresentada na Casa Manuel de Arriaga, na Horta, e na Ferens Art Gallery, em Hull, no Reino Unido.

P1055183
P1055116
333807187_619413346686142_1597588655353182422_n (1)

Antonio Regis da Silva (Brasil) é um artista plástico brasileiro cujo trabalho se expande por áreas como a instalação, a pintura e o vídeo. Formado em Belas Artes pela University of Sussex (Reino Unido) e pela Universidade de Évora, frequenta actualmente o Doutoramento em Artes Plásticas, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde está a realizar o projecto de doutoramento “A Arqueologia técnica in situ: uma jornada pelo território e pela identidade”, que aborda processos de impressão litográfica in-situ.

OpenDay (1)

ACTIVIDADE PÚBLICA:

Durante a sua residência, o artista dinamizou uma atividade junto da comunidade faialense num dia de atelier com portas abertas onde apresentou o seu trabalho em curso e trocou impressões e conhecimentos com os visitantes.

ardsss
Actividade com apoio de Associação dos Amigos do Farol dos Capelinhos
ardss
ards