9.
2025
Celebração da erupção do Vulcão dos Capelinhos
BALEIA VULCÃO
Homenagem a Armação Baleeira do Comprido
cartaz _baleia vulcão
(Ilustração de cartaz por Luiz Domanoski)

68.º Aniversário da Erupção do Vulcão dos Capelinhos

Roteiro Cultural pelo Trilho dos Baleeiros

AVISTAVULCÃO: A Casa da Missão (espaço cultural baseado no Capelo, na antiga Casa da Missão Científica portuguesa que estudou a erupção do Vulcão dos Capelinhos em 1957-58), em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, o Geoparque Açores, a Junta de Freguesia do Capelo, e a Associação Amigos do Farol dos Capelinhos, convida-vos a participar na festa de celebração do 68º Aniversário do Vulcão dos Capelinhos, que terá lugar no próximo sábado, 27 de setembro, a partir das 15h na área circundante do Vulcão dos Capelinhos.

Este ano, o programa tem como foco a histórica da Armação Baleeira do Porto do Comprido, relembrando e renovando as memórias dos baleeiros e suas famílias, vindas de várias ilhas dos Açores, que ali viveram e trabalharam até 1957, pouco antes da erupção que transformou para sempre esta paisagem.

Inspirados por esta transumância insular convidamo-vos a embarcar connosco num roteiro cultural a pé, seguindo o Trilho dos Baleeiros, que se inicia na Vigia do Costado da Nau e termina na Casa dos Botes. Ao longo do percurso, serão realizadas diversas atividades culturais e artísticas : instalações, concertos, projeção de filmes e exposições.

Entre os destaques deste ano:

Construções, Instalações e performance artísticas do coletivo belga TIMECIRCUS, que prometem surpreender e provocar reflexão;

A presença da Fanfarra Artista Faialense, que acompanhará todo o percurso do trilho

Um concerto de cordas no Farol dos Capelinhos, com a estreia mundial da peça “Whale Suite”, composta por Florence Henry e Saar Van de Lest, em colaboração com músicos do Conservatório Regional da Horta;

A divulgação do livro "Capelinhos: Fotobiografia de um Vulcão", com imagens de Luís Decq Mota e José Agostinho;

A projeção do filme icónico "Os Homens da Baleia" de Mário Ruspoli, filmado em 1956, que retrata o quotidiano da Armação Baleeira antes da erupção, seguido de conversa popular.

E ainda uma exposição na Casa dos Botes, caldo de peixe, petiscos e baile para encerrar a celebração.

Será uma jornada de memória, arte e partilha num dos lugares mais simbólicos dos Açores. Traga os seus amigos e a sua vontade de celebrar connosco esta história que é de todos.

Contamos com a sua presença!

baleia vulcao_programação programação-02
programação333 programação-04

Celebrar a histórica Armação Baleeira do Porto do Comprido.

"O Porto Baleeiro dos Capelinhos situado no extremo oeste do Faial, foi durante décadas um ponto vital para a caça à baleia nos Açores. Protegido por falésias e formado por uma antiga escoada lávica, este porto abrigava mais de 200 pessoas nos meses de Primavera e Verão, vindos de várias ilhas, um caso único nos Açores de transumância insular, com 21 botes, 7 lanchas, casas de apoio, armazéns e até um botequim.
A Armação Baleeira foi ativa entre 1884 e 1957, ano em que o vulcão entrou em erupção e forçou o abandono abrupto do local. Desde então, muitas destas memórias ficaram soterradas sob as cinzas do vulcão." in Casa dos Botes, Capelo

qq qqw

No dia 27 de Setembro a vigia do Costado da Nau vai renascer das cinzas pelas mãos dos artistas em residência TIMECIRCUS. As 16horas, inauguração da nova instalação com performance.

vigia vigias