CARTA DE UM VULCÃO PARA O MUNDO
O tema da celebração do aniversário do Vulcão dos Capelinhos do ano de 2022 foi motivado por dois acontecimentos.
Primeiro pelo texto “Carta de um vulcão para o mundo” que a escritora Judite Canha Fernandes escreveu no âmbito da sua residência artística na ilha do Faial integrado no programa 9x9: Artistas são ilhas - Ilhas são Artistas da Azores 2027 - Candidatura a Capital Europeia da Cultura. A escritora esteve 10 dias em residência na ilha do Faial, em Dezembro de 2021, e a partir de muitos testemunhos da população e a partir da visualização de arquivos locais escreveu um texto que, metaforicamente, é a voz do vulcão a falar com a população, observando a vida de todos nós durante estes 65 anos. Agora, a partir do texto integral e com imagens de Gonçalo Tocha, filmadas entre 2017 e 2022 e imagens de Raquel Soeiro de Brito de 1957 e 1958, AvistaVulcão criou um objeto audiovisual, uma singular vídeo-carta.
CARTAS DE OFÉLIA GARCIA DE FREITAS
Num segundo movimento, apresentámos um arquivo inédito e muito particular de cartas escritas no ano do vulcão, em 1957, por uma familia faialense.
Esta é a história de Ofélia Garcia de Freitas, natural da Horta, casada com Antonio Dias Garcia, Em Setembro de 1957 tinha 37 anos e o seu marido embarca para o continente, um pouco antes da erupção, devido a problemas de saúde, ficando em retiro no Luso. Assim que rebenta o vulcão, Ofélia Garcia de Freitas, decide escrever ao seu marido uma carta por dia, relatando a situação na ilha, e os desenvolvimentos do vulcão. Desse conjunto de cartas selecionámos, em conjunto com a família, as mais representativas do fenómeno vulcânico e da sociedade faialense. É um magnifico conjunto epistolar, gentilmente cedido pela familia.
ENCONTRO E CONVIVIO POPULAR
A Casa da Missão abriu de novo as porta à comunidade para partilhar arquivos familiares e participar numa conversa alargada e moderada pela escritora Judite Canha Fernandes.
CICLO EXPOSITIVO
Findo o evento, o ciclo “Cartas do Vulcão” continuo na torre de exposições do Centro do Artesanato do Capelo onde o público pode consultar as cartas da família Garcia escritas em 1957 e assistir a uma vídeo-instalação de Mar Navarro Llombart, a partir da correspondência da fotógrafa Hilda Rebelo no ano da erupção, retirada do seu filme “A fotógrafa do vulcão”.