Pelo terceiro ano consecutivo a AvistaVulcão celebrou o aniversário do Vulcão dos Capelinhos da Casa da Missão, este ano tendo como tema a América.
Assinalaram-se os 65 anos do Azorean Refugee Act e consequente vaga de imigração açoriana para os EUA, a última da época contemporânea.
O ciclo ´"É um Vulcão p´ra América" consistiu numa residência artística do artista norte-americano Bronte Stahl, uma exposição e um encontro popular com apresentação do resultado da residência e debate moderado pelo Prof Onésimo Teotónio de Almeida.
Como complemento ao ciclo organizámos uma exposição na Casa de Artesanato do Capelo constituído por objectos dos tempos da emigração para os EUA,, como sejam barris, fotografias, roupa, louça, vistos de emigração, etc, cedido pelos habitantes do Faial, esta exposição pretende fazer uma homenagem às emoções desses tempos, que ainda pautam o dia a dia destas ilhas, quer seja nos objetos da América que temos em casa, quer seja no regresso dos nossos amigos e familiares americanos durante o verão. Como disse um emigrante: "eu saí da ilha mas a ilha nunca saiu de mim". Salientar que a exposição foi possível com a participação dos habitantes que cederam os seus objetos pessoais para exposição que está aberta ao público entre os dias 27 de Setembro e 27 de Outubro de 2023. Exposição organizada em parceria com a Associação dos Amigos do Farol dos Capelinhos