O realizador espanhol Lois Patiño em residência de escrita e pesquisa junto ao vulcão dos Capelinhos, para o seu próximo filme de ficção "ARIEL" a ser rodado em Abril 2023 nas ilhas do Faial e do Pico onde o artista está também a procura de filmar fenomenos atmosféricos. ARIEL, é uma longa metragem de ficção inspirada livremente na obra "A Tempestade" de Shakespeare, onde o realizador escolha as ilhas do Faial e do Pico como cenário natural e convida a comunidade a participar.
ACTIVIDADE PÚBLICA:
O artista ainda apresentou uma sessão de cinema aberta ao público com projeção de dois de seus precedentes trabalhos cinematográficos e dinamizou uma conversa com os espectadores.
Lois Patiño (Vigo, Espanha, 1983) é um cineasta e artista filho dos pintores abstractos Menchu Lamas e Antón Patiño. Começou os seus estudos cinematográficos em Madrid na escola TAI, combinando-os com os de psicologia na Universidade Complutense. Continuou os seus estudos cinematográficos na NYFA em Nova Iorque e em Barcelona, onde concluiu o Mestrado em Documentário Criativo na Universidade Pompeu Fabra. Fez cursos de arte vídeo na Universität der Künst em Berlim e workshops com artistas e cineastas como Joan Jonas, James Benning, Pedro Costa ou Víctor Erice.
Os seus filmes foram exibidos em festivais de cinema como Cannes - Quinzena do Realizador -, Berlinale, Locarno, Toronto, Roterdão, Nova Iorque, Ann Arbor, Viennale, IDFA, Cinema du rèel, Oberhausen, Clermont-Ferrand.
Lois Patiño faz parte de uma geração de cineastas galegos chamada 'Novo Cinema Galego'.