Marina Thomé (realizadora) e Márcia Mansur (produtora), são profissionais das artes visuais, e ambas as artistas são as fundadoras do coletivo Estúdio Crua destinado a contar histórias através de filmes, instalações e novas tecnologias. Trabalham entre Brasil e Portugal no encontro do património cultural com o arquivo e a invenção.
O projeto Céu Vermelho, que tem como subtítulo, Corpo Vulcão, é um projeto que pretende sensibilizar a comunidade sobre o tema do cancro da mama fazendo um paralelismo entre as manifestações da doença no corpo humano e as manifestações vulcânicas. Por meio de uma pesquisa no terreno, as artistas filmam, fotografam, entrevistam pessoas e registram paisagens, mas também recorrem a imagens de arquivos sobre esses temas.
A finalidade será a concretização de uma instalação vídeo de grande dimensão aberta ao público onde as pessoas poderão ter uma experiência sensorial, visual e sonora como percepção de que é sentir uma doença como o cancro da mama. A vídeo-instalação tem inauguração prevista para Outubro de 2024 no Arquipélago-Centro de Artes Contemporâneas em São Miguel e em Janeiro 2025 no Museu de Ciências Naturais em Lisboa. O projeto tem apoio da DGArtes.
O processo criativo se quer colaborativo onde a comunidade é convidada a participar em conversa e reflexão sobre o tema de viver com a doença como um vulcão dentro do corpo. Envolvemos organizações parceiras sejam da área da saúde, colectivos femininos e galeria de artes, numa campanha de comunicação no objectivo de dar também visibilidade ao papel da prevenção. Neste sentido, foi organizado um evento público junto da comunidade local onde as artistas deram a conhecer o trabalho em curso projetando as primeiras imagens do projeto e onde se criou um momento colectivo de partilha e escuta onde conversamos sobre os significados que a doença carrega e como afeta as mulheres e famílias em diferentes dimensões de suas vidas e em particular para quem vive numa terra insular vulcânica.
O evento público Céu Vermelho foi organizado com o apoio da micro-galeria Camarupa.
O Estúdio CRUA produz documentários e desenvolve projetos que utilizam novas tecnologias para impacto social e promoção do patrimônio cultural. Marcia Mansur, doutora em antropologia pela UNICAMP com especialização em Arts Administration pela New York University, é produtora, documentarista e consultora em políticas públicas para o patrimônio imaterial. Marina Thomé, com mestrado em Documentário Criativo (UAB, Barcelona) e Comunicação, Arte e Tecnologia (UBA, Brasil), desenvolve projetos documentais para plataformas multimídia e é consultora em comunicação audiovisual com ênfase em planejamento digital e conteúdo estratégico de marca.