Residência do artista dinamarques Niels Pagh Andersen, experiente editor de filmes para o cinema com uma carreira internacional de mais de 40 anos que veio à ilha em Maio 2023 integrar um projeto de filme documentário do realizador Gonçalo Tocha e colaborar com AvistaVulcão num projeto de mentoria que irá decorrer em várias fases de trabalho durante as próximas temporadas. Durante as suas residências, além de dedicar-se ao seu trabalho de editor no projeto de filme documentário insular, Niels Pagh Andersen dinamiza também sessões abertas à comunidade sobre a sua experiência profissional enquanto editor de mais de 250 filmes e a sua abordagem do processo criativo em projetos artísticos e culturais transdisciplinares.
autor do livro "Order In Chaos"
orderinchaos.dk
Niels Pagh Andersen começou a sua carreira como assistente em filmes de ficção quando tinha 16 anos. Desde 1979, trabalha como editor de cinema e já editou mais de 250 filmes muito diferentes. Entre eles, os filmes de ficção The Pathfinder (nomeado para o Óscar) e Everlasting Moments (nomeado para o Globo de Ouro), e os documentários The Act of Killing e The look of Silence (ambos nomeados para o Óscar).
Para além do seu trabalho como editor, Andersen dá palestras e ensina em workshops, festivais de cinema, escolas de cinema e universidades em todo o mundo e trabalha também como editor supervisor.
Em 2005, Andersen recebeu o prestigiado prémio dinamarquês de realização vitalícia, o Prémio Roos, pelos seus feitos notáveis na realização de documentários. Em 2012, tornou-se professor de montagem na Norwegian Film School. Andersen é membro fundador da Rough Cut Service, uma rede de editores internacionais que se dedica a reforçar a edição de documentários e o papel do editor.